© 2019 por MIAR

  • w-facebook

CONTACTOS MIAR
MIAR - Movimento de Intervenção em Animais de Rua

eMail: : miar.oeiras@hotmail.com
 

fb: https://www.facebook.com/miar.oeiras

Site: https://miaroeiras.wixsite.com/miar

CED - CAPTURAR-ESTERILIZAR-DEVOLVER

A MIAR tem por objetivo colaborar com a autarquia de Oeiras na continuidade do programa CED. 

 

CED - Capturar-Esterilizar-Devolver, é um método ético e eficaz de redução das populações felinas errantes. O processo consiste no seguinte:
1. Captura do gato (com material próprio e técnica adequada);
2. Cumprir tempo de jejum (o gato tem que ser capturado na véspera da cirurgia para que possa cumprir o período de jejum, necessário à administração da anestesia pelo médico veterinário);

3. Esterilização e pequeno corte na pontinha da orelha esquerda (identificação internacional a que são submetidos os gatos esterilizados para evitar que voltem a ser capturados e submetidos a nova anestesia e cirurgia); 

4. Período de convalescença. É muito importante que o animal esteja resguardado da rua, abrigado, durante este período que, nas fêmeas pode durar até 10 dias e nos machos cerca de 5 dias. O tempo de cativeiro é condicionado pelo comportamento do animal nessas condições. Durante este período, o cuidador observa o animal e descarta a possibilidade de existirem problemas decorrentes do stress  e da cirurgia.

5. Devolução do animal ao seu território de origem.
Onde é alimentado e monitorizado por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização, são retirados das colónias e encaminhados para adopção porque a RUA NUNCA É UM LOCAL SEGURO PARA OS ANIMAIS.

SALVE UM ANIMAL DE RUA

Ajude-nos a ajudar!

MIAR - Associação Movimento de Intervenção em Animais  de Rua

IBAN: PT50 0035 0575 0001 6703 13071

Cão da semana

Brevemente disponível

Linda
Gato da semana

LINDA

Procura uma familia 5* na zona da linha de Cascais. Está esterilizada e tem cerca de 5 anos. É uma gatinha muitíssimo meiga, dá-se bem com outros gatos, nunca se revela hostil, muito pelo contrário, é uma gata que acolhe bem todos os que aparecem. Não é justo continuar a viver na rua se houver uma boa família que a queira integrar. Quem se apaixona?
 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR NA GESTÃO DAS COLÓNIA DE GATOS?

Embora os cuidadores de colónias de gatos sejam muito estigmatizados, eles são IMPRESCINDÍVEIS na gestão da colónia, na manutenção do espaço e são eles os atores principais no processo de controlo da natalidade das colónias..
Curiosamente, os munícipes que menos gostam de animais, são os que, frequentemente, hostilizam o cuidador e são, fundamentalmente, quem mais beneficiam com o trabalho VOLUNTÁRIO dos cuidadores. Do ponto de vista da logística, não seria exequível a gestão das colónias por parte dos municípios pois é o cuidador que conhece os indivíduos e as dinâmicas da colónia..

Sem a figura do cuidador, as colónias estariam em reprodução sistemática e por muito que os animais fossem retirados, voltariam sempre outros para ocupar aquele espaço vazio (efeito vácuo), como de resto aconteceu durante todos os anos em que era usada pelas autarquias a prática do abate indiscriminado. Milhares de animais jovens, saudáveis, perderam a vida às mãos dos veterinários municipais.
Só através da esterilização, com a monitorização do cuidador, se tem conseguido diminuir o número de indivíduos por colónia de forma ética, em bastantes casos, apenas em 3 anos, conseguiu-se, em muitas colónias uma diminuição para 1/5 dos indivíduos iniciais.
Em Oeiras o cuidador tem as seguintes tarefas: alimentar diariamente os animais; proceder às capturas de animais que ainda não tenham sido esterilizados; capturar e providenciar cuidados veterinários aos animais que estejam doentes; dispor de lugar para fazer os pós operatórios e tratamentos a animais doentes; desparasitar regularmente os animais da colónia; resgatar da colónia animais meigos e bebés que possam seguir para adoção, divulgar animais adotáveis.
Todas estas tarefas são executadas de forma VOLUNTÁRIA e todos os custos inerentes às tarefas são suportadas, exclusivamente, pelos cuidadores. A autarquia de Oeiras apenas disponibiliza as esterilizações de forma gratuita, esta tem sido a única contribuição da autarquia neste processo tão abrangente e urgente que é o CED.

Logo_sócios_edited.png
Cães para adoção
Brevemente disponivel

Seja sócio da MIAR, dispondo apenas de €1,66 por mês.

€20,00/Ano

Se gosta de animais e não pode adotar apadrinhe!

Apadrinhar um animal de rua é um ato de respeito e compaixão.

Donativos em género e dinheiros

Ficamos imensamente gratos por todos os donativos.

apps.8547.13510798884724576.aa808e77-163

A MIAR aceita donativos através de MBWAY!

A MIAR aderiu ao MBAY com a criação de um contacto exclusivo para o efeito: 914 082 722 agora já podem ajudar-nos através do vosso telemóvel!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now